Elite Blog

FILTRAR AS CATEGORIAS

CONHEÇA D’ORSAY, O MAIOR MUSEU IMPRESSIONISTA DO MUNDO!

24/09/2018


O Museu D’Orsay está localizado na cidade de Paris e consiste em um espaço dedicado, principalmente, às pinturas e esculturas ocidentais entre os anos 1.848 a 1.914. O local hoje abriga, por exemplo, a maior coleção do mundo de pinturas impressionistas!
Além das exposições permanentes, o museu também realiza diversas exibições temporárias.
Se você é apaixonado por arte e história, precisa visitar este, que é um dos museus mais famosos e procurados da França! 

O MUSEU 


O Museu D’Orsay está situado na margem esquerda do Rio Sena e instalado em uma antiga estação ferroviária, a Gare d'Orsay, construída em 1900 e transformada em museu em 1986, respeitando sua arquitetura original - tanto que o eixo principal por onde os visitantes transitam hoje se trata do grande hall que pertencia à estação no passado.
A grandiosidade do espaço e a sofisticação da decoração impressionam e fascinam quase tanto quanto seu magnífico acervo. Confira algumas imagens dos detalhes externos e internos:












O ACERVO 


O Museu D’Orsay é o preferido de muitos frequentadores afinal, além da beleza histórica e incomparável de seu prédio, são 4.000 obras de arte, contendo o acervo impressionista mais rico do mundo, com obras de grandes mestres como Van Gogh, Paul Gauguin, Monet, Renoir, Degas, Pisarro, Degas, Manet e diversos outros.
As obras são expostas de forma lógica, para que o visitante consiga entender como foi feita a transição da arte acadêmica para a moderna e, então, para o movimento impressionista. 

AS OBRAS
Algumas esculturas são externas, outras ficam expostas logo na entrada do pátio central e as demais espalhadas pelo espaço, como você pode observar a seguir: 














Ao lado direito do museu, estão as obras acadêmicas de grande porte, que abordam a mitologia Grega, o nu idealizado, a pele lisa e perfeita e os olhares contemplativos, como o belíssimo quadro de Jean Auguste Dominique Ingres, “La Source”, a seguir:



Já do lado esquerdo, ficam as obras que não agradavam tanto ao grande público, uma vez que começavam a fugir do rigor exigido pelo estilo acadêmico e retratavam assuntos comuns, como a realidade do campo, bem representada pela escola de Barbizon (um conjunto informal que incluía artistas que viveram nos arredores da pequena cidade de Barbizon, na França, entre 1.830 e 1.880, como Jean-Baptiste Camille Corot, Charles-François Daubigny, Jules Dupré e Théodore Rousseau). Confira alguns exemplos desse estilo de pintura:




Nesta parte do museu também ficam obras que chocaram a sociedade, como “Olimpia”, de Manet, que retrata uma prostituta da Maison Closes, um antigo cabaré da capital francesa: 



As obras vão evoluindo em direção ao modernismo até chegarmos no impressionismo, localizado no 5º andar. Aqui, podemos apreciar belíssimas obras, como: “As Catedrais de Rouen" de Monet, “As bailarinas” de Degas, e a ousada “Dejeuner sur l’herbe” de Manet;
Veja-as em ordem, a seguir: 






É possível observar que a transição entre os estilos também afeta o tamanho das obras. As obras acadêmicas são gigantescas e seus artistas demoravam anos para finalizá-las. Já no impressionismo, como a  inspiração era o estudo da luz, do movimento do sol e da sombra, os pintores precisavam deixar seus estúdios e levar seus cavaletes para trabalhar ao ar livre, o que os fez adotar telas menores.
Em seguida ao impressionismo, estão as obras pós-impressionistas, de artistas como Van Gogh e Paul Gauguin, conforme esses dois exemplos, na ordem citada: 





CAFÉ CAMPANA
Este café teve sua decoração inteiramente renovada há alguns anos por brasileiros, os irmãos Campana. Conhecido como o café do relógio do museu, aqui você poderá provar um menu típico das brasseries parisienses, além de ter uma das vistas mais espetaculares de Paris!

SALÃO DE FESTAS
Este salão de festas pertencia a um antigo hotel, que era ligado à estação de trem, e atualmente você pode participar de bailes de época realizados periodicamente no local.

VISITAÇÃO
O museu abre de terça a domingo, das 9h30 às 18h, sendo que às quintas-feiras ele fecha apenas às 21h45 - nestes dias, acontece “a quinta gastronômica”, um evento realizado pelo restaurante do museu, com atendimento especial, chapelaria, jantar gastronômico e acesso às coleções por um preço especial (é preciso reservar com antecedência). Às segundas, o museu permanece fechado.
- Endereço: 1 rue de la Legion d’Honneur, 75007 - Paris. 

Para evitar filas, é importante adquirir seus ingressos com antecedência, pois há uma entrada prioritária para quem já tem as entradas em mãos e você ganha tempo para sua visita.
Você também pode contratar um guia conferencista e fazer uma visita guiada. Assim, com explicações mais detalhadas, você terá uma melhor compreensão da história e da beleza das obras através do tempo! (A Elite Turismo oferece assessoria para a contratação de guia conferencista, consulte-nos).

VENHA DESCOBRIR A HISTÓRIA E AS BELEZAS DO MUSEU D’ORSAY COM A ELITE TURISMO
Com todo conforto e segurança, a partir do seu hotel em Paris, nossa equipe te leva para conhecer os encantos das obras do Museu D’Orsay, o local com o maior acervo de arte impressionista do mundo! Você ainda pode contar com nossa assessoria para a compra antecipada dos ingressos e para a contratação de um guia conferencista. Assim, você ganhará tempo e conhecerá em detalhes toda a riqueza da arte deste que é um dos museus mais visitados da França!  


RECEBA AS NOVIDADES!

Preencha o formulário e fique atulizado com as notícias e dicas do Elite Blog, e as novidades e promoções da Elite Turismo.

Contato

Ligando do Brasil

Reserve pelo Whatsapp

+33650174614

+33699661776

Ligando da França

0650174614

0699661776

Ligando da Europa

+33650174614

+33699661776