Em todos os países de cultura cristã encontramos a tradição dos ovos
de chocolate, mas cada nacionalidade tem suas particularidades, símbolos
e formas específicas de celebrar a data, que representa a ressurreição
de Jesus Cristo.
Na França, todas as comemorações envolvem
chocolate – também pudera, uma vez que a confeitaria do país é
reconhecida em todo o mundo – mas existem algumas diferenças para as
tradições às quais estamos acostumados no Brasil. Confira a seguir como é
a Páscoa dos franceses.
A segunda-feira de Páscoa
Enquanto no Brasil o feriado é na sexta-feira, conhecida como
sexta-feira da Paixão ou sexta-feira santa, na França o feriado acontece
mesmo na segunda-feira, chamada de “segunda-feira de Páscoa” ou Lundi
de Pâques, em francês.
Para entender melhor, precisamos
recorrer à história: na Idade Média, toda a semana seguinte ao domingo
de Páscoa era feriado, para que os peregrinos pudessem realizar uma
viagem chamada de "Octave de Pâques", que consistia em ir e voltar de
Roma. Em 1801, Napoleão, que na época era Primeiro Cônsul, emitiu um
decreto declarando que apenas a segunda-feira (Lundi) seria feriado.
O ovo de Páscoa
Os ovos de chocolate surgiram apenas no século XVIII. Hoje em dia, podemos encontrar ovos que são verdadeiras obras de arte feitas com chocolate nas melhores confeitarias de Paris
O coelho de Páscoa
Em Paris, as pessoas da cidade organizam uma grande caça aos ovos de Páscoa. Os adultos escondem mini ovos de chocolate e as crianças saem à sua procura com cestas nas mãos. É uma grande festa, onde todos se divertem, independente da idade!
Na Alsácia, região administrativa da França localizada a leste do país, junto às fronteiras alemã e suíça, a tradição é a de que o coelho traz os ovos para as crianças e que eles os colocam em ninhos (dentro de casa ou nos jardins) e as crianças precisam procurar por eles. É uma brincadeira muito divertida e que envolve toda a família!
Em Bessières, uma comuna francesa no departamento de Haute-Garonne, no sudoeste da França, e também em Mazeres, outra comuna francesa na região administrativa de Midi-Pyrénées, no departamento de Ariège, na Segunda-feira de Páscoa os cavaleiros da Confraria Mundial do Omelete Gigante de Páscoa confeccionam uma omelete com 15.000 ovos!
Na Córsega, a quarta maior ilha do Mar Mediterrâneo, as celebrações de Páscoa são espetaculares: em Sartène são realizadas várias procissões; em Bonifácio, um penitente (uma pessoa cumprindo uma penitência – pena - para pedir perdão pelos seus pecados) com correntes nos pés percorre as ruas carregando uma pesada cruz ou uma estátua como representação da subida de Cristo ao calvário, durante a procissão do Catinaccio. Sua identidade é preservada por meio de um capuz que usa em seu rosto. Ao final da noite, todos participam juntos de uma tradicional refeição como forma de celebrar o convívio.
Os sinos de Páscoa
A refeição de Páscoa
O prato tradicional do almoço francês do domingo de Páscoa é o carneiro, que é um dos símbolos da Páscoa na França. Com o carneiro é possível uma infinidade de receitas, mas mais preferido e mais comum na mesa dos franceses é o feito com legumes da primavera, que pode apresentar variações acrescentando alcaparras, azeitonas, aspargos, alho poró, entre outros ingredientes.
Feliz Páscoa!
Este é um momento de estar com a família, todos juntos em união, cada povo com sua tradição, independente de suas crenças para celebrar com alegria a vida e agradecer por tudo!
Nós, Jan, Grazi e todos da equipe da Elite Turismo, desejamos a você e sua família uma feliz e abençoada Páscoa!