Elite Blog

FILTRAR AS CATEGORIAS

VISITE O CASTELO DE AMBOISE, O BERÇO DA RENASCENÇA FRANCESA

12/11/2018

(Imagem extraída do site oficial do castelo: www.chateau-amboise.com)

Situado em um rochedo, um posto de observação privilegiado, na altura da junção do rio Loire e de Amasse, um de seus afluentes, o Castelo de Amboise é considerado a última fortaleza medieval francesa e o berço da Renascença no país. 

Foi uma das primeiras residências reais na qual o rei introduziu seu gosto italiano no Vale do Loire. 

Repleto de muita história, o local abriga uma excepcional coleção de mobiliário gótico e renascentista. Além disso, aqui está enterrado um dos personagens mais famosos do mundo,

Leonardo da Vinci, o que faz de Amboise passagem obrigatória para seus admiradores! 

HISTÓRIA


O Castelo de Amboise foi originalmente construído por Conde de Anjou no século XI, como um castelo de defesa, devido à sua localização privilegiada, que possibilitava uma vista estratégica sobre o Rio Loire, um importante ponto de passagem da época. 

Ampliado e melhorado ao longo do tempo, no século XV, o castelo foi confiscado pela corte francesa graças a Carlos VII. Mas foi outro Carlos, o VIII, que deu início às mudanças mais significativas em sua estrutura. Ele foi o responsável por transformar a antiga fortaleza medieval em um belíssimo palácio ao estilo gótico flamboyant. 

Sob suas ordens, também foram construídas duas torres de cavaleiros, a Torre dos Mínimos e Torre Heurtault, com rampas cobertas que permitiam o fácil acesso dos cavalos e carruagens desde o nível do rio Loire até os terraços do castelo, a 40 metros de altura.

Infelizmente Carlos VIII acabou morrendo em um acidente no castelo sem nunca ver sua obra completa, depois de bater sua cabeça contra o umbral de uma das portas.

Apesar de não residir em Amboise e sim em Blois, o rei Luís XII (primo e sucessor de Carlos VIII) deu prosseguimentos às obras iniciadas no local. Mas, foi o rei Francisco I que introduziu o estilo renascentista na arquitetura do palácio.

Posteriormente, nas primeiras décadas do século XVI, o Castelo de Amboise entrou em sua era dourada, servindo de hospedagem para diversos escritores e artistas da Europa na época, como Leonardo da Vinci, que foi um de seus ilustres visitantes - ele chegou a trabalhar em Clos Lucé, uma mansão próxima que ficava interligada ao castelo por um túnel subterrâneo de 500 metros. Sua passagem por aqui foi tão marcante, que se tornou o local de sua sepultura, que também pode ser visitada.

Outros grandes nomes que residiram no local foram: Henry II, Catarina de Médici e Maria da Escócia. 

Apesar das dimensões bastante reduzidas se comparado aos seus tempos de glória - com as frequentes demolições, principalmente durante a Revolução Francesa e na Segunda Guerra Mundial - o Castelo possui hoje 1/5 do tamanho que já teve em seus tempos áureos, mas se mantém como um dos mais importantes pontos turísticos da França.

OS JARDINS DE AMBOISE

Com uma impressionante vista, o castelo foi o primeiro a ter seus jardins no estilo que veio a ser conhecido como Jardim Francês ou “Jardin à la Française”.
Confira algumas imagens encantadoras do local:



INTERIOR
Um prato cheio para os apreciadores do Renascimento, ainda hoje é possível admirar vários itens da época no castelo, conforme imagens a seguir:








PASSAGENS SUBTERRÂNEAS E TORRES DO CASTELO
(Imagem extraída do site oficial do castelo: www.chateau-amboise.com)

Em visitas individuais ou grupos pequenos, é possível ter acesso às passagens subterrâneas e torres da fortaleza medieval. 
Aos pés das muralhas, você entrará na Torre Garçonnet, construída no século XV por ordem de Louis XI, e depois continuará até o Salle des Lys (Quarto de lírio), antigo refeitório dos guardas. 
O caminho continua ao longo dos pés da muralha e leva até as valas da antiga fortaleza, passando por salas que contém fragmentos de lapidação. É possível ainda entrar no labirinto de passagens subterrâneas, que levam direto à torre de cavalaria.

CAPELA DE SAINT-HUBERT E LEONARDO DA VINCI

Leonardo morreu em Clos Lucé em maio de 1519 e foi sepultado, segundo sua vontade, no convento da igreja de Saint-Florentin do castelo de Amboise. Após a demolição do convento, seus ossos foram transferidos para a capela Saint-Hubert do castelo, no século XIX.

Além da sepultura de da Vince, os vitrais e a arquitetura da capela atraem muitos olhares por sua tamanha beleza:

Há também uma estátua de Leonardo em frente ao Rio Loire: 


SHOW DE SOM E LUZ: "LA PROPHÉTIE D'AMBOISE"

(Imagem extraída do site oficial do espetáculo: http://www.renaissance-amboise.com/)

Todas as quartas e sábados de julho a agosto, o Castelo principal e seu parque abrigam uma extraordinária apresentação de Som e Luz, alternando efeitos visuais extraordinários e cenas interpretadas por mais de 250 comediantes fantasiados. 
O espetáculo é chamado de “La Prophétie d'Amboise” (A Profecia de Amboise) e relata o incrível destino do rei Francisco I desde sua infância até seu encontro com Leonardo da Vinci. Um show inesquecível para adultos e crianças! 

INFORMAÇÕES GERAIS
O Castelo de Amboise está aberto todos os dias do ano, exceto dia 1° de janeiro e 25 de dezembro.
Horários de funcionamento: 
De 8 de janeiro a 31 de janeiro: das 9h às 12h30 e das 14h às 16h45;
De 1º de fevereiro a 29 de fevereiro: das 9h às 12h30 e das 13h30 às 17h;
De 1º de março a 31 de março: das 9h às 17h30;
De 1º de abril a 30 de junho: das 9h às 18h30;
De 1º de julho a 31 de agosto: das 9h às 19h;
De 1º de setembro a 1º de novembro: 9h às 18h;
De 2 de novembro a 15 de dezembro: das 9h às 17h30; 
De 16 de novembro a 24 de dezembro: das 9h às 12h30 e das 14h às 16h45;
De 26 de dezembro a 7 de janeiro: das 9h às 16h45.

VISITE O CASTELO DE AMBOISE COM A ELITE TURISMO!
A Elite Turismo te leva para conhecer toda a história deste incrível e distinto castelo do Vale do Loire, Patrimônio Mundial da Unesco. Nosso motorista guia bilíngue te conduzirá a partir do seu hotel em Paris até Amboise, com todo o conforto e segurança que você e seus acompanhantes merecem. Vocês poderão escolher entre diversos roteiros de visitação, o que mais se adequa aos seus interesses e poderão aproveitar ao máximo o passeio. Conte conosco!



 



RECEBA AS NOVIDADES!

Preencha o formulário e fique atulizado com as notícias e dicas do Elite Blog, e as novidades e promoções da Elite Turismo.

Contato

Ligando do Brasil

Reserve pelo Whatsapp

+33650174614

+33699661776

Ligando da França

0650174614

0699661776

Ligando da Europa

+33650174614

+33699661776