Elite Blog

FILTRAR AS CATEGORIAS

SURPREENDA-SE COM PROVINS, A “CIDADE DAS MURALHAS”

17/09/2018

Provins é uma cidade medieval localizada a apenas 90 km de Paris, cerca de uma hora de viagem, e classificada como Patrimônio Mundial da Unesco desde 2001, pelo alto grau de preservação de seu conjunto arquitetônico e traçado urbano. 
Uma excelente opção para quem procura um destino diferente dos mais tradicionais e conhecidos e um verdadeiro tesouro para os amantes de história, de bons espetáculos e da cultura francesa!

SUA HISTÓRIA
A cidade existe desde o início da Idade Média, mas teve seu auge entre os séculos XII e XIII, quando foi considerada a terceira maior cidade francesa (atrás apenas de Paris e Rouen) por ser palco de importantes feiras medievais, como “Foires de Champagne”, e se tornar ponto de encontro do comércio europeu, que atraía atacadistas que vendiam e compravam tecidos, peles, vinhos, especiarias, tintas e joias, por sua localização bastante estratégica: bem no cruzamento das mais importantes rotas da época. Tamanha era sua importância que Provins tinha até sua própria moeda, privilégio apenas das cidades mais poderosas.
Infelizmente, a partir do século XIV, Provins entrou em declínio devido a diversos acontecimentos históricos, como as modificações das rotas comerciais, epidemias, guerras e também a incorporação das terras de Brie e Champagne ao Reino de França. 
Felizmente, hoje a cidade encontra-se muito bem preservada e podemos admirar e relembrar os acontecimentos históricos desta época passada, tão importante para a história francesa! 

A CIDADE

Com 14,71 km² de extensão no total, em apenas algumas horas é possível percorrer grande parte de seu território e visitar suas principais atrações. 
Provins conta com 58 monumentos classificados na lista de Monumentos Históricos e é dividida em "Cidade Alta" (“leChatel”), que abriga o centro histórico e os principais monumentos, e "Cidade Baixa" (“le Val”). Existem companhias turísticas que disponibilizam pequenos trens que percorrem os dois níveis da cidade, fazendo algumas paradas. O ingresso é válido para o dia todo, então você pode subir e descer quando quiser. 
Ao longo dos passeios, você ainda poderá levar lembranças únicas e muitos especiais das inúmeras lojinhas de souvenir e, é claro, provar as delícias típicas da região, como a geleia de pétalas de rosas, o mel de rosa de Provins e vários outros doces – o cultivo de rosas é uma especialidade da cidade! Outra iguaria local que você precisa degustar é o tradicional queijo brie de Provins.
A seguir, veja os principais monumentos, espetáculos e festas para visitar e se encantar!

MONUMENTOS
- As Muralhas: são os magníficos muros da entrada da cidade de Provins, edificados entre os séculos XI e XII. Atualmente, contam com mais de 25 metros de altura e 1.200 metros de extensão mas, no seu auge, chegaram a ter 5 km de extensão!


 
- As portas de entrada da cidade: são as Portas de São João e Jouy, construídas no reinado de Felipe, o Belo. São admiráveis exemplares de portas reais do século XIV. A partir da Porta Jouy, é possível subir em segurança na Muralha. 

 

- A Torre César: com sua bela estrutura em madeira, este calabouço construído no séc. XII servia como torre de vigia e prisão e é um símbolo do poder dos Condes de Champagne. Nas paredes das suas salas, são projetados pequenos filmes, com cerca de 5 minutos de duração cada, que mostram o cotidiano do local ao longo de seus oito séculos. Seu último andar oferece uma visão privilegiada e panorâmica da cidade e de seus arredores.


 
- A “Grange aux Dîmes”: esta é uma típica casa de Provins, alugada por comerciantes de Toulouse e transformada em um mercado coberto. Com dois andares, este é um dos locais onde os comerciantes apresentavam suas mercadorias. As lojas ficavam no primeiro andar, o depósito no subsolo, e o segundo andar era usado para dormir. Durante a visita, podemos entender como eram as atividades comerciais no passado, com bonecos de cera representando os mercadores e as profissões que existiam na Idade Média.

(Imagens extraídas do site oficial da cidade - www.provins.net)


- Os Subterrâneos: não se sabe ao certo quais suas verdadeiras finalidades, possivelmente foram utilizados como refúgio, depósito para as feiras medievais e ponto de encontro secreto da maçonaria, por exemplo. A visita é realizada em um trecho de cerca de 250 metros, em grupos com número limitado de pessoas. Importante: lembre-se de levar um agasalho, pois a temperatura pode cair bastante.

(Imagens extraídas do site oficial da cidade - www.provins.net)


-  Catedrais: suas belezas e história atraem muitos turistas, portanto se você gosta de visitar igrejas históricas, vale a pena apreciar o interior de algumas, como a “Eglise Sainte Croix”.


 
- Jardins: em Provins, você poderá visitar lindos e tranquilos jardins, como “le jardin de valerie”e o jardim “Le Point du Jour”.

(Imagens extraídas do site oficial da cidade - www.provins.net)


- Rosário de Provins: Com vista para diversos monumentos, conheça este lindo rosário, com muito verde e o colorido de mais de 300 espécies de rosas, em um jardim de 3,5 hectares.

(Imagens extraídas do site oficial da cidade - www.provins.net)


ESPETÁCULOS MEDIEVAIS

A cidade de Provins apresenta diversos espetáculos medievais que acontecem, em geral, no período de abril até novembro. Confira a seguir quatro deles:

- Espetáculo “Les Aigles Des Remparts " (As águias das muralhas): com aves de rapina, esta é a representação da falcoaria, um dos principais passatempos dos senhores feudais no Ocidente, durante a Idade Média, que consistia em treinar e cuidar de águias e falcões para depois utilizá-los para a caça. Participam também deste show outros animais, como camelos, cavalos e cães.

(Imagens extraídas do site oficial da cidade - www.provins.net)


- Espetáculo “La Légende des Chevaliers” (A Lenda dos Cavaleiros): este é um show único na Europa com cavaleiros, lutas, animais, um verdadeiro espetáculo equestre, medieval e de fantasias. 

(Imagens extraídas do site oficial da cidade - www.provins.net)


- “Au Temps des Remparts” (Na Época das Muralhas): um show lúdico e educativo, que representa a história dos cavaleiros e a arte da guerra nas cidades medievais da Idade Média. Você verá atores representando os antigos cavaleiros com suas incríveis armas da época, como espadas, lanças e machados, e presenciará demonstrações de lutas, tiros e jogos equestres.

(Imagens extraídas do site oficial da cidade - www.provins.net)


- “Le Banquet des Troubadours” (O Banquete dos Trovadores): você vai embarcar em uma verdadeira viagem gastronômica para o coração da Idade Média ao se sentar em torno de grandes mesas para um banquete medieval, vestido à caráter com as roupas da época. A refeição é cercada de músicos, atores, malabaristas e outros artistas, que proporcionam um ambiente divertido e muito festivo. 

(Imagens extraídas do site oficial da cidade - www.provins.net)


FESTAS


As duas festas mais importantes da cidade são: a “Médievales de Provins” (Festa Medieval de Provins), que acontece no mês de junho, e a “Fête de la Moisson” (Festa da Colheita), no final de agosto. 

Médievales de Provins
É a maior festa medieval da Europa! São dois dias de celebração, em um clima de terra média, com pessoas muito bem fantasiadas, duelos, desfiles e comidas típicas espalhados por todas as ruas do centro histórico. 

(Imagem extraída do site oficial da festa - http://provins-medieval.com)

(Imagem extraída do site oficial da festa - http://provins-medieval.com)


Fête de la Moisson
É uma festa muito singular na França, porque é o único festival da colheita que acontece nas praças e ruas da vila, como antigamente, e não nos campos. Trata-se de um grande desfile de carros alegóricos decorados com trigo, tratores, danças folclóricas, passeios em cavalos de madeira, música de rua e debulha à moda antiga. Aqui você também poderá admirar exposições de materiais antigos e adquirir produtos regionais.

(Imagem extraída do site oficial da festa - https://www.provins-fete-moisson.org)


Estas são as principais, mas ao longo do ano acontecem outras festas, eventos e manifestações culturais pela cidade. Portanto, informe-se no período de sua visita e vá a pelo menos uma delas, pois vale muito a pena! 

QUANDO VISITAR?
Para conhecer os melhores períodos de visita, horários, dias de funcionamento e como adquirir os ingressos, o site oficial da cidade (www.provins.net) traz algumas informações, mas elas podem mudar sem aviso prévio. 
Por isso, o ideal é você definir o período da sua viagem e os locais que deseja visitar e entrar em contato com um profissional de turismo qualificado, que poderá checar as informações reais para você. A Elite Turismo está à disposição: clique aqui 

Venha conhecer Provins com a Elite Turismo!
Esta belíssima cidade medieval está à sua espera, repleta de histórias surpreendentes guardadas em sua arquitetura preservada, seus diversos monumentos, festas e espetáculos da época! A Elite Turismo realiza um passeio personalizado, de acordo com suas preferências, com todo conforto, tranquilidade e segurança que você e seus acompanhantes merecem! Venha conhecer o melhor que Provins tem a oferecer!  



 


RECEBA AS NOVIDADES!

Preencha o formulário e fique atulizado com as notícias e dicas do Elite Blog, e as novidades e promoções da Elite Turismo.

Contato

Ligando do Brasil

Reserve pelo Whatsapp

+33650174614

+33699661776

Ligando da França

0650174614

0699661776

Ligando da Europa

+33650174614

+33699661776