Elite Blog

FILTRAR AS CATEGORIAS

OS COSTUMES E AS TRADIÇÕES DO CARNAVAL NA FRANÇA!

02/10/2017

O Carnaval é uma grande festa em muitos lugares do mundo, principalmente no Brasil, é claro! Mas os franceses também festejam muito ao longo desse período, pode ter certeza!
Na França, o Carnaval também proporciona um período sem interrupção para pular, cantar e dançar! A diferença principal é que os franceses que desejam festejar precisam conciliar a comemoração com o trabalho, pois não existe feriado ou ponto facultativo, como no Brasil. Há apenas uma pausa de duas semanas nas escolas. Por isso, geralmente a grande movimentação acontece à noite, quando as pessoas se fantasiam e saem para desfilar nas ruas e casas noturnas.
Venha conosco nesta matéria especial conhecer as particularidades e curiosidade do Carnaval na França!


As Fantasias

Com relação à vestimenta, os franceses preferem festejar usando roupas não tão ousadas como as o Carnaval brasileiro, geralmente fantasias dos mais variados tipos acompanhadas de belas máscaras ou pinturas coloridas no rosto


A BATALHA DAS FLORES

Uma das tradições mais famosas e bonitas do Carnaval na França é a Batalha das Flores. Nela, moças e rapazes muito bem fantasiados ficam em gôndolas decoradas e arremessam flores aos acompanhantes do cortejo.
A primeira batalha ocorreu em 1876, com uma troca de buquês entre carruagens enfeitadas. Desde então, passou a fazer parte da festa local. 


O ÚLTIMO DIA DO CARNAVAL

O último dia de Carnaval é conhecido como a “terça-feira gorda” (mardi gras – em francês), pois muitas pessoas costumam cometer excessos com relação à alimentação, já que o período seguinte conhecido por quaresma é marcado por um tempo de reflexão e até mesmo de jejum e privações para os cristãos. 

Neste dia, o Rei Momo marcha junto de milhares de crianças em idade escolar e este cortejo termina no ato conhecido como “Incineração”, com todas as máscaras sendo queimadas, o que marca o fim das festividades. O término do Carnaval também é caracterizado por um show de fogos de artifício. 


OS MELHORES LUGARES PARA CURTIR O CARNAVAL FRANCÊS

Os três carnavais de maior destaque do país são o de Nice, o de Limoux e o de Dunkerque. Veja a seguir detalhes sobre cada um deles.


- NICE

A cidade de Nice é a quinta maior da França e fica ao sudeste do país. O Carnaval local é o mais famoso do país, criado em 1876. Ao longo dos anos, o Carnaval de Nice se modernizou e atualmente é considerado um dos mais animados da Europa!

A festa é repleta de músicos e dançarinos que tocam e dançam fantasiados em cima de trios elétricos. Há também espetáculos de marionetes, desfiles de gôndolas e as famosas “batalhas de flores”, onde os participantes do carnaval jogam uma chuva de flores sobre os espectadores. As flores são um grande símbolo para a cidade, pois consistem em uma das grandes fontes econômicas locais.
O Carnaval em Nice acontece do meio de fevereiro ao início de março, com duração de duas semanas. Espetáculos, cores e muita diversão é o que torna este Carnaval tão reconhecido e apreciado!


- LIMOUX

Limoux é uma comuna francesa localizada na região administrativa de Languedoc-Roussillon, no departamento de Aude, no sudoeste do país.
No Carnaval local, os fantasiados interagem com os espectadores, como se fosse uma apresentação de comédia improvisada. A festa por aqui costuma ser marcada por alguns excessos, principalmente com relação à bebida, diversão e muitas sátiras.
Na cidade, a festa acompanha as datas das demais localidades, com cerca de duas semanas ininterruptas de duração, mas as comemorações aos finais de semana acontecem a partir de janeiro até março. Portanto, se você é um fã do Carnaval e deseja comemorar com bastante descontração e por mais tempo, este pode ser o local ideal!



- DUNKERQUE

Situada no Norte francês, esta cidade é considerada um centro da cultura “Ch’tis”, típica da região norte da França e que foi imortalizada pelo famoso filme francês “Bienvenue chez les Ch’tis” (no Brasil conhecido por “A Riviera não é aqui”).
O Carnaval de Dunkerque começou por volta dos anos 1550 e tem como principal marca um mito baseado na figura de Reuze, um gigante que seria a representação de um chefe militar da Escandinávia. A história nunca foi comprovada, mas a partir de 1750 surgiram documentos dizendo que esse gigante era casado e também tinha filhos. Por isso, até hoje, as principais ruas locais ficam repletas de enormes bonecos que representam histórias e lendas do passado e desfilam no período do Carnaval.
Os participantes do Carnaval de Dunkerque celebram ao lado dos gigantes usando roupas de soldados ou pescadores e tocando as tradicionais baterias.
Quando os participantes chegam finalmente à prefeitura, a tradição é que o prefeito jogue arenques – pequenos peixes - na multidão. Este ato representa a importância que a pesca teve para o desenvolvimento da cidade.
O Carnaval de Dunkerque acontece geralmente entre fevereiro e março e, como esta região fica fora dos pontos turísticos clássicos da França, a festa é uma ótima oportunidade para os visitantes conhecerem uma parte do país com uma cultura única e bastante original!


VENHA PASSAR O CARNAVAL NA FRANÇA!

Se você gosta de conhecer a cultura de outros locais, você precisa vir se divertir nas festas de Carnaval da França! Muita animação, fantasias criativas, música e integração cultural é o que lhe espera! 

Entre em contato com a Elite Turismo e vamos juntos planejar passeios e experiências inesquecíveis para você e seus acompanhantes! Temos carro particular, motorista e profissionais bilíngues (português – francês) à sua disposição para te acompanhar pelos passeios e locais que você desejar visitar, com segurança e todo conforto. Estamos te esperando!


RECEBA AS NOVIDADES!

Preencha o formulário e fique atulizado com as notícias e dicas do Elite Blog, e as novidades e promoções da Elite Turismo.

Contato

Ligando do Brasil

Reserve pelo Whatsapp

+33650174614

+33699661776

Ligando da França

0650174614

0699661776

Ligando da Europa

+33650174614

+33699661776