Elite Blog

FILTRAR AS CATEGORIAS

TOP 10 PRATOS FRANCESES QUE VOCÊ PRECISA PROVAR

09/06/2018

A França é muito conhecida pela sua gastronomia. É lá que se encontram as melhores escolas de culinária e onde estão boa parte dos maiores chefs de cozinha do mundo. Aliás, nos estabelecimentos da alta gastronomia, a cozinha é levada muito a sério e conseguir uma classificação de três estrelas no Guia Michelin (o guia dos melhores restaurantes franceses), que é lançado todo ano, é o maior mérito que um restaurante pode obter. Para que você possa entender a importância, ganhar ou perder uma estrela são acontecimentos noticiados pela imprensa!Se você está planejando uma viagem ao país, para começar a te deixar com água na boca, vamos agora falar dos pratos salgados que você precisa provar ao longo de sua estadia – e aguarde que falaremos sobre os doces na próxima matéria!


1. ESCARGOT

Se você não está acostumado, pode até parecer estranho pensar em caracóis como comida, mas esta é uma preciosidade da culinária francesa e muito apreciada pelos parisienses e turistas. Esta especialidade da Borgonha normalmente é servida dentro de suas próprias conchas e com um molho a base de manteiga e alho como acompanhamento. Ficou com vontade de se arriscar a provar?


2. FOIE GRAS

O nome significa “fígado gordo” e é produzido a partir do fígado do pato. É um prato muito típico na França, com textura e sabor únicos!Para experimentar, você encontrará esta iguaria em diversas apresentações, crua ou cozida: como entrada, servido com geleias e torradas ou também em saladas. Seja qual for a sua escolha, o sabor é incomparável!


3. CONFIT  OU MAGRET DE CANARD

Há diversos pratos feitos com carne de pato na França e geralmente eles são servidos no ponto rosado por dentro – dependendo do gosto do cliente, é claro. A carne é bem macia e extremamente saborosa.Dentre as mais diversas opções que você irá encontrar, podemos citar o “confit de canard” (coxa do pato) e o “ magret de canard” (filé do pato). Todos são sublimes e vale muito a pena experimentar!


4. RATATOUILLE

Este prato ficou famoso com o filme que leva o mesmo nome. Ratatouille significa “picar”, “triturar” e é uma receita caseira mais rústica, feita com legumes picados – os ingredientes podem variar, mas não pode faltar berinjela e tomate. Esta iguaria típica da região da Provença pode ser servida sozinha ou como acompanhamento, quente ou fria e são poucos os restaurantes que a preparam – mas os que o fazem são incríveis, pois os franceses são especialistas na preparação dos legumes!


5. SOUPE À OIGNON GRATINÉE

Pode parecer um pouco simples incluir uma sopa nesta lista, mas a de cebola gratinada é uma especialidade deliciosa da culinária francesa. A base deste prato são cebolas em rodelas bem fininhas fritas na manteiga até ficarem bem douradas. Depois, entra a farinha de trigo para obter o (um creme espesso usado como base na preparação de sopas, molhos e guisados) e a água ou um caldo de carne. Depois de bem apurada, a sopa ainda leva pão torrado e queijoralado por cima e vai ao forno para criar uma costa bem crocante. O resultado final é incrível!


6. STEAK TARTARE

O Steak Tartare é um dos mais clássicos e tradicionais pratos franceses e consiste em carne crua cortada em pedaços bem pequenos com ponta da faca, temperada e geralmente servida com um ovo cru e cebola picada, também crua.A mesma técnica utilizada na preparação deste prato passou a ser aplicada com peixes, como o atum e o salmão, criando novas versões da receita.Quem não aprecia a sensação de comer carne crua pode solicitar que o Steak Tartare seja levemente cozido por fora. A aparência fica mais agradável. Você até pode ficar um pouco receoso com esta iguaria, mas com uma carne de qualidade, um corte correto e bom tempero, você se surpreenderá pelo sabor e textura únicos deste prato. Vale a pena provar!


7. MORTEAU

Morteau é uma salsicha artesanal muito especial, considerada uma das melhores da França. Geralmente é servida cozida com lentilhas, um prato tradicional chamada petit salé au lentilles, que leva também outras carnes salgadas além da salsicha.Você poderá provar este delicioso e típico prato em diversas brasseries e bistros


8. BOEUF BOURGUIGNON

A tradução deste prato significa “carne de vaca da Borgonha”. Este é um prato típico da  culinária francesa, especificamente da região da Borgonha, que leva carne de vaca guisada em vinho tinto, com vegetais e condimentos. Aliás, a Borgonha é bastante conhecida por seus célebres vinhos e pela raça charolesa de gado bovino – a mais indicada para a preparação desta iguaria.Como acompanhamento para o prato, pode ser servido uma massa ou uma guarnição regional, como batatas, torresmos de bacon ou cogumelos, por exemplo.


9. BLANQUETTE DE VEAU

De origem burguesa é também conhecido como “ blanquette de vitela” (tradução: branquinha de vitela), este prato leva este nome devido ao molho do guisado ser bem clarinho, assim como as carnes utilizadas, todas brancas (galinha, coelho, porco ou carneiro). O molho fica bem cremoso e a carne bem macia e o prato pode ser incrementado com cebolinha, cenoura, cogumelos e outros ingredientes especiais e ser servido com arroz branco. É de dar água na boca!


10. COQ AU VIN


Este é um prato bastante conhecido e apreciado da culinária francesa, feito à base de carne de galo e vinho, geralmente o tinto – mas há variações da receita feitas com outros tipos de vinho e também com carne de galinha.O coq au vin é um clássico e muito saboroso, você vai adorar!Pronto!

Agora você que você já tem a sua lista de degustação pronta e provavelmente está com água na boca, é só começar a planejar a sua viagem. E conte com a Elite Turismo para auxiliá-lo em seu planejamento, realizando a indicação e reserva dos melhores e mais incríveis restaurantes, para que você possa desfrutar do melhor que a culinária francesa tem para lhe oferecer!

Bon voyage et bon appétit!

RECEBA AS NOVIDADES!

Preencha o formulário e fique atulizado com as notícias e dicas do Elite Blog, e as novidades e promoções da Elite Turismo.

Contato

Ligando do Brasil

Reserve pelo Whatsapp

+33650174614

+33699661776

Ligando da França

0650174614

0699661776

Ligando da Europa

+33650174614

+33699661776