Elite Blog

FILTRAR AS CATEGORIAS

TOP 10 DOCES FRANCESES QUE VOCÊ PRECISA PROVAR!

10/07/2016

Experimentar os deliciosos doces franceses é um dos grandes prazeres de uma viagem para Paris. Eles impressionam por sua aparência e nos deixam indecisos sobre qual escolher. Na dúvida, recomendamos provar todos que conseguir, certamente não se arrependerá! Abaixo, apresentamos uma lista com os 10 doces e sobremesas que você não pode deixar de provar durante sua estadia no país. Atenção! Prepare-se, pois esta matéria contém imagens que te deixarão com água na boca!


1. MACARONS

Estes deliciosos docinhos coloridos, os macarons (pronuncia-se "macarrôns"), são verdadeiros clássicos franceses. É um tipo de biscoito feito com amêndoas, crocante por fora, úmido e macio por dentro com recheios cremosos. Pode-se encontrá-los em diferentes tipos de estabelecimentos, dos mais simples aos mais requintados, e em diversos sabores: framboesa, baunilha, chocolate, laranja, café, limão, pistache, caramelo, entre outros. Você pode já ter se deparado com esta iguaria no Brasil, pois já é um grande sucesso por aqui. No entanto, nada melhor do que prová-lo em seu local de origem. Dentre este arco íris de sabores, temos certeza de que descobrirá o seu favorito!


2. CRÊPES

Este clássico francês é originário da região da Bretanha. Pode ser encontrado na versão salgada ou doce e caracteriza-se por ser um tipo de panqueca feita à base de farinha de trigo, ovos e leite, com uma massa leve e fina e diversos tipos de recheios.Entre os doces, o crepe com recheio de creme de avelãs (Nutella), acompanhado ou não por banana, é considerado o tipo mais tradicional e pedido. Outra opção de sucesso são os crepes flambados com o licor francês Grand MarnierAlém disso, você pode optar por recheio de geleia de frutas ou creme de caramelo salgado e sorvete e calda quente de acompanhamento. Você pode degustá-los em barraquinhas espalhadas pela cidade ou em estabelecimentos chamados de crêperies, lugares especializados no preparo do prato.


3.CLAIR

Esta invenção tipicamente francesa é uma das sobremesas de maior sucesso e completamente irresistível. Conhecida por “bomba” no Brasil, é feita com uma massa leve, sendo recheada com alguma opção de creme. Além de receber uma cobertura e decoração de acordo com o sabor. As versões mais clássicas são as de chocolate, as de café e as de baunilha, mas você poderá encontrar esta delícia em diversos sabores, tais como: caramelo, nozes, pistache, framboesa, entre outros.


4.LE CHOUX PROFITEROLE

choux é um tipo de carolina (como conhecemos no Brasil), feito com a mesma que o éclair. É recheado com um creme em várias opções de sabores, tais como: chocolate, baunilha, caramelo, limão, café, maracujá, avelã, pistache, entre outros.

Já o profiterole é feito com a mesma masnormal recheado com sorvete ou creme e coberto com uma calda quente de chocolate.


5.MILLE FEUILLE

millefeuilles ou mil folhas é um doce clássico, criado por volta de 1651 por François Pierre de La Varenne. O sabor tradicional de baunilha é um composto por três folhas de massa folhada, creme de confeiteiro e açúcar polvilhado. Além disso, pode-se adicionar frutas e geleias. Atualmente, você poderá encontrar variações de sabores desta maravilha, tais como: caramelo, amêndoas, chocolate, mascarpone, entre outros.


6.CRÈME BRÛLÉE

Uma das sobremesas mais conhecidas em todo o mundo, o creme brullé é certamente uma das mais tradicionais na França.  Ele consiste em um creme de baunilha com uma cobertura de açúcar caramelizada com maçarico na finalização.Descubra o prazer de quebrar a casquinha com a colher para degustar esta sobremesa divina!


7.MOEULLEAUX AU CHOCOLAT MI-CUIT AU CHOCOLAT

Engana-se quem pensa que o petitteau é um doce típico francês. Você até encontra algumas versões da sobremesa na França, mas com outra denominação. Se pedir por este nome nos restaurantes e estabelecimentos do país, não entenderão sua solicitação, pois em francês é apenas um bolinho pequeno. Uma das versões francesas é conhecida por Moelleux au chocolate trata-se de um bolo de chocolate bem cremoso, porém mais seco do que o doce que estamos familiarizados aqui no Brasil. Já Mi-cuit au chocolat é mais parecido com a receita que conhecemos, com o bolinho crocante por fora e o miolo bem mole, com a calda de chocolate derretida. Ambas as versões podem ser servidas ou não com o sorvete. 


8.CANELÉ

Típicos da região de Bordeaux, estes pequenos bolinhos são feitos à base de ovos, farinha, baunilha e rum.São crocantes por fora, úmidos e macios por dentro.Possuem este nome por serem assados em formas de cobre caneladas.Não se engane por sua aparência simples, é uma receita com uma grande quantidade de etapas fundamentais, por isso de difícil execução e com um sabor excepcional. Está certamente entre os principais queridinhos da confeitaria francesa e deve estar presente em sua lista para degustar!


9.TARTE AU CITRON

Esta clássica torta de limão é facilmente encontrada e muito consumida na França. É feita com uma massa leve, a sucrée<, que possui um teor elevado de açúcar em sua composição, ideal para este tipo de doce. Além disso, é recheada com um incrível creme de limão e pode ser finalizada ou não com merengue.  É de dar água na boca!


10.TARTE TATIN

Certamente um dos doces mais tradicionais e consumidos na França, a normal"tarte tatin consiste em uma torta de maçã “invertida” e teria sido inventada por um erro culinário.Conta-se que duas irmãs, Caroline e Stéphanie Tatin, cuidavam de um pequeno hotel da família.

Caroline cuidava da administração e Stéphanie era uma ótima cozinheira. Em um dia de muito movimento, Stéphanie se distraiu e percebeu que por engano havia levado ao forno somente as maçãs caramelizadas sem a massa por baixo e, para corrigir o erro, colocou então a massa por cima da torta que já estava no forno e para servir virou a forma.

O sucesso foi tanto que hoje a sobremesa pode ser encontrada desde em almoços familiares até em restaurantes requintados!  Agora que a matéria acabou, você deve estar com água na boca, acertamos? Impossível não estar, com tantas delícias! Em Paris, você poderá provar esses doces incríveis como sobremesa na maioria dos restaurantes e também em pâtisserie e outros estabelecimentos. Não perca tempo, fale já com a Elite Turismo para planejarmos juntos sua viagem a Paris para que você possa experimentar todos esses sabores!

Bon voyage et bon appétit!

RECEBA AS NOVIDADES!

Preencha o formulário e fique atulizado com as notícias e dicas do Elite Blog, e as novidades e promoções da Elite Turismo.

Contato

Ligando do Brasil

Reserve pelo Whatsapp

+33650174614

+33699661776

Ligando da França

0650174614

0699661776

Ligando da Europa

+33650174614

+33699661776