Elite Blog

FILTRAR AS CATEGORIAS

CURIOSIDADES SOBRE O NATAL NA FRANÇA

12/10/2017

A França é um dos países mais católicos de toda a Europa, então o Natal é uma época de muitas comemorações para os franceses. As ruas ficam repletas de enfeites e detalhes natalinos que trazem luz e cor para os lugares ficarem ainda mais encantadores.

Há diversos mercados de Natal espalhados pelas cidades, os chamados “marchés de Noel”, onde você pode comprar artesanatos incríveis, comer e beber e até mesmo ver o Papai Noel passeando de trenó - as crianças ficam deslumbradas!

A seguir, você poderá conferir três curiosidades e particularidades do Natal na França!


1. Missa da meia-noite

Aqui no Brasil nós a conhecemos como “missa do galo”, que é a missa celebrada na noite do dia 24 de dezembro. Mas, na França a missa é realizada à meia-noite e leva o nome de “messe de minuit” exatamente por isso. Acredita-se que a esta hora o galo cantou muito alto e forte em Belém, para anunciar o nascimento do menino Jesus.

Por este motivo, a tradição de celebrar uma missa neste horário na noite de Natal foi mantida pelos fieis. Também são bastante comuns os presépios vivos, as “crèches vivantes”.


2. Calendário do advento

Na França há o costume de se fazer (ou comprar já pronto) um calendário especial para o mês de dezembro, que vai do dia 1º ao dia 24. Ele pode ser feito de caixinhas, saquinhos ou bolsinhos, por exemplo, como a família preferir. O importante é que tenha 24 compartimentos numerados. E dentro de cada um dos espaços colocam-se guloseimas, em geral chocolates.

É uma forma bem especial e saborosa de iniciar a contagem regressiva para o Natal - só é preciso conter a ansiedade para não comer o doce dos dias seguintes!


3. Árvore de Natal

Aqui no Brasil é bastante comum termos em casa uma árvore artificial de Natal, não é mesmo? Talvez pela praticidade de poder guardar de um ano para outro, pois basta montar e depois desmontar e guardar. Já na França, o costume é adquirir um pinheiro de verdade. Por isso, no início de dezembro os mercados e floriculturas ficam repletos de pinheiros naturais já cortados disponíveis para compra. É possível também encontrar as árvores com a raiz, para replantá-las depois no jardim, caso você tenha espaço, por exemplo.

O legal é que depois do Natal as prefeituras das cidades francesas costumam disponibilizar serviços para coleta desses pinheiros para reciclagem/compostagem.


Ah, a magia do Natal...

Cada local tem suas próprias tradições, mas o espírito do Natal é universal! Esta é sempre uma época mágica, onde as famílias se reúnem para celebrar a união, a alegria e a esperança! E são esses os nossos desejos: onde quer que você esteja, que a noite e o dia de Natal sejam muito especiais e repletos de sorrisos e abraços!

E, se você se sentiu inspirado pelo Natal francês, que tal programar uma viagem para visitar o país nesta época do ano? A Elite Turismo e seus profissionais experientes estão à sua disposição para planejar roteiros inesquecíveis e passeios incríveis para você e seus acompanhantes. A França é linda e está à sua espera, venha!

RECEBA AS NOVIDADES!

Preencha o formulário e fique atulizado com as notícias e dicas do Elite Blog, e as novidades e promoções da Elite Turismo.

Contato

Ligando do Brasil

Reserve pelo Whatsapp

+33650174614

+33699661776

Ligando da França

0650174614

0699661776

Ligando da Europa

+33650174614

+33699661776