Elite Blog

FILTRAR AS CATEGORIAS

O SURPREENDENTE E ENCANTADOR CASTELO DE CHEVERNY

04/02/2018

O Castelo de Cheverny (ou Château de Cheverny, em francês) fica no Vale do Loire, em Sologne, na comuna de Cheverny, 200 km ao sul de Paris. É um dos palácios mais nobres da região, próximo ao Castelo de Blois e o de Chambord.

Cheverny foi construído com um estilo clássico homogéneo e permaneceu sempre como propriedade privada, conservando seu mobiliário e decoração do século XVII. É feito de “pedra de Bourré”, que tem a particularidade de se embranquecer e endurecer com o passar dos anos, o que confere à sua fachada um tom branco bem característico. Fica localizado em um grande parque, com um vasto campo, jardins e belos arvoredos e possui dois andares que comportam vários quartos e ambientes.


O castelo serviu de modelo e inspiração ao Hergé, famoso desenhista belga conhecido pelas Aventuras de Tintim – existe, inclusive, um espaço no castelo dedicado ao desenho.

Venha conhecer um pouco mais sobre a rica história e os detalhes deste magnífico Château!


A HISTÓRIA


As terras do castelo foram compradas pelo Conde de Cheverny, Henri Hurault, que era Tenente General dos Exércitos do Rei de França e Tesoureiro Militar do Rei Luís XI – o atual proprietário, o Marquês de Vibraye, é seu descendente.

A Coroa acabou se apropriando do Castelo após algumas denúncias de fraude. Então, o Rei Henrique II o doou à sua amante, Diane de Poitiers. Mas, a mulher preferia o Château de Chenonceau e acabou vendendo a propriedade para Philippe Hurault,filho do primeiro proprietário, que construiu o palácio entre os anos de 1624 e 1630.

A construção do castelo de Cheverny foi confiada ao arquiteto Jacques Bougier, conhecido como “Boyer de Blois”, pois havia assistido a construção do Château de Blois. A decoração foi finalizada pela Marquesa de Montglas, filha de Henri Hurault e de Marguerite, por volta do ano de 1650. Ela contou com a ajuda do escultor e marceneiro Hevras Hammerber e do pintor Jean Mosnier, ambos vindos de Blois.

Ao longo dos 150 anos seguintes, muitos proprietários passaram pelo palácio e foram realizados grandes trabalhos de renovação em 1765. No ano de 1824 o Château volta a ser comprado pela família Hurault.

A partir de 1914, proprietário decidiu abrir o palácio para visitação do público. Seu magnífico interior e a coleção de objetos de arte e tapeçarias impressionam os visitantes.

A família continua morando no Château, em uma ala à qual o público não tem acesso.


OS APARTAMENTOS

- O Grande Salão do rés-do-chão, decorado de acordo com a vontade da Marquesa de Montglas, com diversas telas para serem admiradas: 


- Sala de armas: fica no primeiro andar e expõe uma coleção de armas e de armaduras.


- Sala de jantar do palácio:


- Sala de estar do palácio:


- Quarto com berço para recém-nascido:


- Quarto real do palácio - o mais ricamente decorado de todos os quartos, com cinco tapeçarias que representam os trabalhos de Ulisses e teto ornamentado com pinturas de temas mitológicos:


- Sala de brinquedo das crianças:


- Biblioteca do palácio:


- Quarto interno com cama com dossel:


- Corredores:


- Interior da igreja de Saint Etienne (uma pequena igreja do século XII no lado oposto à entrada do castelo):


- Máquinas de degustação na adega:


Além desses cômodos, o Castelo de Cheverny possui muitos outros. Cada cantinho é rico em detalhes e história, até mesmo a escadaria que conduz aos apartamentos. Ela é feita de pedra, em estilo clássico e elevação direita e ao contrário de muitos outros castelos que costumam ostentar escadas caracóis – e toda decorada com esculturas campestres e motivos guerreiros como símbolos de arte.

Prepare seus olhos e câmera para registrar no interior deste palácio memórias incríveis!


PARQUE E JARDINS

O espaço que compreende o parque e os jardins em torno do Château do Cheverny possui quase 100 hectares. Aqui, você encontrará um jardim ao estilo francês, um ao inglês, uma orangerie do século XVIII (estrutura de jardim originária do Renascimento italiano), uma sala dos troféus com 2.000 chifres de veado e os famosos canis com sua centena de cães de caça.

Para que você possa admirar a paisagem com tranquilidade sem se cansar muito ou perder algum detalhe, é possível passear pela área de carrinho de golfe ou até mesmo de barco, pelo canal que cerca o castelo.

Nos fundos dos jardins, você ainda pode aproveitar para tomar um suco ou um sorvete no Café de l´Orangerie, com um ambiente campestre.

Veja algumas imagens deslumbrantes do parque e jardim do Palácio de Cheverny: 








CÃES DE CAÇA DE CHEVERNY


O Castelo de Cheverny é bastante conhecido por sua matilha de cães muito bem educada e treinada, que participam regularmente de elegantes caçadas de veados realizadas a cavalo duas vezes por semana, de outubro a março.

O canil possui mais de 100 cães de caça. É possível acompanhar os animais sendo alimentados: o que é uma atração para o público! Os animais são tão bem treinados que não avançam sobre a comida até receber ordens. A alimentação acontece às 17h e é aberta para observação do público no período de 1 de abril a 15 de setembro.


O CASTELO DO TINTIM


O castelo que inspirou o criador do desenho animado Aventuras de Tintim não poderia deixar de homenagear o personagem. Nesta área de 700m², a influência e a brincadeira são visíveis já a partir da entrada para a compra dos ingressos. Aqui também você encontra uma lojinha de souvenirs, com artigos que remetem ao castelo, a Cavaleiros e Princesas e, é claro, muita coisa do Tintim!


Mais informações:

- Horário: O castelo é aberto para visitação das 09:15 às 18:45 no verão e das 09:45 às 17h no inverno.


Venha conhecer este e outros belíssimos castelos do Vale do Loire com a Elite Turismo!

Oferecemos um passeio completo aos palácios de seu interesse, com direito à visitação e degustação dos vinhos da região. Com nosso motorista guia-bilíngue (português – francês), você fará um passeio seguro e com todo o conforto e ainda receberá informações detalhadas dos locais visitados.

Nós e os mais de 300 Châteaux da região estamos te esperando!

Entre em contato conosco agora mesmo: clique aqui

 

RECEBA AS NOVIDADES!

Preencha o formulário e fique atulizado com as notícias e dicas do Elite Blog, e as novidades e promoções da Elite Turismo.

Contato

Ligando do Brasil

Reserve pelo Whatsapp

+33650174614

+33699661776

Ligando da França

0650174614

0699661776

Ligando da Europa

+33650174614

+33699661776