Elite Blog

FILTRAR AS CATEGORIAS

AH, O CHAMPANHE FRANCÊS...

01/08/2018

Está planejando uma viagem à França e adora um bom champanhe? Então você precisa conhecer a região que deu nome a essa bebida francesa tão famosa e sofisticada!


A REGIÃO

Localizada a pouco menos de 150 km de Paris, ou seja, é possível fazer um passeio de ida e volta no mesmo dia, tranquilamente, as principais cidades da Região de Champagne são: Reims e Épernay. Nestas duas cidades se concentram os mais conhecidos produtores de champanhe e suas caves. A seguir, citamos alguns deles: Pommery, Ruinart, Veuve Cliquot, Taittinger e G.H. Mumm em Reims, Moet & Chandon e Mercier em Épernay.


AS CAVES

Todas são excelentes, é claro, no entanto, para um passeio rápido de um dia você precisará escolher uma ou duas para visitar. Sabemos que esta é uma missão difícil por isso, para te ajudar, a seguir nós traremos algumas informações interessantes para que conheça um pouco mais sobre cada cave.


MAISONS EM ÉPERNAY



MOËT & CHANDON

Com mais de 250 anos de história, foi fundada em 1743, produz e armazena em caves luxuosas um dos champanhes mais tradicionais e famosos do mundo. A visita completa dura cerca de uma hora e meia e você será levado para conhecer um verdadeiro labirinto com mais de 28 quilômetros de caves, localizadas entre 10 e 30 metros abaixo da superfície. Prepare-se para as baixas temperaturas do local, em torno de 10 a 12 graus. Além disso, você assistirá a uma vídeo-aula para conhecer a história do local e um guia lhe acompanhará durante o tour explicando todo o processo de fabricação. Depois, o grand finale: a degustação de uma ou duas taças! A empresa oferece diferentes tipos de ingressos que dão direito a determinado tipo e quantidade da bebida. Ah, e se prepare, porque você poderá ainda, fazer compras na loja exclusiva da Moët Chandon!


MERCIER

Esta empresa foi fundada em 1858 com o objetivo de produzir um champanhe mais barato e acessível para a população menos privilegiada, sem perder a qualidade. As caves estão localizadas a quase 30 metros de profundidade, espalhadas por 47 galerias em uma área de 18 quilômetros. O acesso é realizado por meio de um elevador panorâmico e o passeio por meio de um trenzinho com áudio-guia no idioma de sua escolha (disponível em português), onde o visitante pode entender a história da marca, o processo de fabricação e a armazenagem das bebidas. Além disso, estão espalhadas algumas esculturas para a apreciação durante o tour. Ao final do passeio, é possível realizar a degustação de uma, duas ou três taças de champanhe e adquirir produtos da marca na loja. O valor do ingresso varia de acordo com a quantidade de bebidas escolhidas para degustação.


MAISONS EM REIMS



POMMERY

Fundada em 1858, este produtor se orgulha de ter inventado o primeiro champanhe bruto – receita sem adição de açúcar e mais seco que os demais. Prepare o fôlego para descer os 116 degraus e conhecer as belíssimas caves da empresa, localizadas a mais de 30 metros da superfície, com 18 quilômetros de túneis escavados e capazes de abrigar mais de 20 milhões de garrafas. Durante a visita com duração de uma hora, que engloba as caves, os túneis e antigas esculturas que datam do início do século XIX, você conhecerá toda a história da Maison Pommery, aprenderá como as bebidas são produzidas e armazenadas e, é claro, poderá degustar alguns champanhes da marca. Reserve também um tempo para apreciar seus lindos parques e vinhedos, assim como a Villa Demoiselle, uma imponente mansão construída em 1907 e recentemente restaurada, que certamente merece sua visita. A Pommery também conta com uma loja exclusiva para você adquirir souvenirs da marca.


VEUVE CLIQUOT

É uma das mais tradicionais e conhecidas maisons de champanhe, fundada em 1772. Com 24 quilômetros de extensão e 18 metros de profundidade, as magníficas caves foram construídas em 1910 e abrigam todas as champanhes produzidas pela empresa, que estejam passando pelos processos de fermentação, remuge ou mesmo envelhecendo e armazenam garrafas com mais de 100 anos de idade. Durante o tour com duração aproximada de uma hora, o visitante terá informações sobre a região, a história da empresa, a explicação sobre uma técnica inovadora devolvida para a purificação da bebida e sobre como a viúva Cliquot ajudou na construção da história dos champanhes. Ao final da visita, você terá o prazer de provar algumas bebidas da marca e, se desejar, adquirir os produtos disponíveis para a venda na loja.


TAITTINGER

Sediada na Abadia de Saint Nicaise, local recheado de histórias e que existe desde o século XIII, as caves foram construídas em 1734 e possuem mais de 18 metros de profundidade. Além disso, a parte mais antiga das caves data da ocupação greco-romana do século IV. As suntuosas abóbodas esculpidas nas encostas estão listadas como Patrimônio Mundial da UNESCO e oferece um show a parte. A Taittinger é uma das maisons mais visitadas na região e este foi também o champanhe oficial da Copa do Mundo de 2014. Durante a visita, você conhecerá a história do lugar, ficará deslumbrado com a beleza do local e com o estoque impressionante de bebidas. Além disso, depois da degustação de alguns champanhes fabricados pela marca, você poderá levar algumas garrafas e outras lembranças para casa.


G.H. MUMM

Conhecida por ser o champanhe oficial da Fórmula 1, foi fundada em 1827 e consolidou-se como um dos maiores produtos, sendo um grande exportador da bebida mundialmente. Possui uma cave com aproximadamente 25 quilômetros de túneis subterrâneos a uma profundidade de 20 metros abaixo da superfície. Com a duração de uma hora e quinze minutos, a visita inclui uma breve explicação sobre a produção da bebida e a fundação da empresa, a demonstração dos diferentes tipos de uva utilizados no preparo, o tour no subsolo para conhecer as caves e um pequeno museu sobre a história da fabricação e armazenamento do champanhe ao longo dos anos com a exposição de rótulos, garrafas, equipamentos, entre outros e, é claro, você poderá degustar a bebida no final. E os amantes da marca poderão ainda adquirir produtos na loja da empresa.


RUINART

Localizada dentro de uma belíssima propriedade, a empresa é a produtora mais antiga de champanhe de Reims, foi fundada em 1729 - mais de 280 anos de história! É também a responsável pela invenção do champanhe rosé. Construídas pelos antigos romanos, suas minas de calcário são consideradas Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1931. Devido sua temperatura constante, umidade perfeita e a ausência de vibrações, estas instalações são consideradas o ambiente perfeito para o desenvolvimento dos champanhes. Com a duração aproximada de duas horas, a visita inclui a explicação sobre o processo de fabricação da bebida, assim como as particularidades da marca, o tour por suas majestosas caves e o momento mais aguardado: a hora de provar a bebida! A Ruinart possui uma loja no local, onde você pode adquirir garrafas do champanhe – não há venda individual de garrafas, apenas de trios – e outros souvenirs.

Claro que o objetivo principal do seu passeio é visitar as caves das grandes marcas de champanhe, mas é preciso lembrar que Reims é uma cidade linda, com dois importantíssimos monumentos que você não pode deixar de conhecer: a Catedral Notre Dame e o Palácio de Tau (Palais du Tau).


CATEDRAL DE NOTRE DAME

Patrimônio Mundial da Unesco desde 1991, a Catedral de Notre Dame de Reims, além de belíssima é uma das mais importantes da França. Uma joia da arquitetura gótica. Impossível não se deslumbrar com os imensos arcos que compõem a nave da catedral, sem falar nas mais de 2.300 estátuas e, é claro, seus encantadores vitrais. Construída no século 13, este é um monumento com grande valor histórico e religioso. No local, foi realizado o batismo de Clóvis I e esta foi a sede de sua coroação e de todos os reis franceses posteriores a ele. Além disso, foi lá também que Joana D’Arc, a líder e grande responsável pela expulsão dos ingleses do território francês, participou da coroação do rei Carlos VII em 1429 e culminou com o fim da Guerra dos Cem Anos. Considerada uma grande heroína francesa, hoje uma parte da catedral é dedicada a ela.


PALÁCIO DE TAU

Patrimônio Mundial da Unesco desde 1991, o Palácio de Tau está localizado ao lado da catedral. Este palácio do século XV foi utilizado como hospedagem para os reis franceses durante suas coroações e também para oferecer os suntuosos banquetes de comemoração, após os cerimoniais. Atualmente, abriga um museu nacional: o Musée de l’Oeuvre, que abriga em seu acervo tapeçarias, esculturas, joias, quadros, relicários e objetos litúrgicos que eram utilizados nas coroações.

QUANDO IR?

O auge da temporada de visitas na região ocorre na primavera e no verão, período em que todas as maisons estão abertas ao público, oferecendo uma programação abrangente de tours. Além disso, o tempo está agradável e as paisagens deslumbrantes. No entanto, também é possível conhecer a região no outono e no inverno, basta ficar atento aos horários de funcionamento de cada cave, programar-se com antecedência para conhecer os pontos turísticos de seu interesse e se preparar para encarar o frio! Qualquer que seja o período de sua escolha é importante sempre levar um agasalho, pois dentro dos túneis a temperatura é de cerca de 10 graus.

Algumas caves exigem o agendamento das visitas previamente, oferecendo inclusive a opção de guia em português. E, muitas ficam com a agenda esgotada meses antes. Portanto, antecipe-se para garantir que conhecerá as caves de sua escolha.


COMO IR?

Tanto Reims quanto Épernay são cidades próximas de Paris, o que permite ao visitante algumas escolhas de deslocamento.

Trem: de Paris até a região do champanhe, você fará uma viagem confortável e rápida (cerca de 50 minutos). Mas fique atento a alguns detalhes: você precisará de um transporte do hotel até a estação para pegar o trem de ida, depois ao descer da estação precisará de outro transporte para ir até a primeira cave que visitará. Se você for visitar mais de uma, precisará pensar também em que transporte utilizar entre uma e outra, pois elas não ficam muito próximas. E, para voltar ao seu hotel, você também terá que usar algum transporte para chegar novamente até a estação de trem e depois de descer em Paris terá que utilizar outro meio até finalmente chegar de volta ao seu hotel. Por isso, se essa for sua escolha, programe-se antecipadamente para conseguir conhecer os pontos de seu interesse e saiba que pode ser cansativo se quiser visitar mais de uma cave.

Automóvel alugado: o percurso tem 145 km e uma ótima estrada, então esta é uma boa forma de apreciar a paisagem, sem depender de horário de transporte. Apenas lembre-se que quem estiver dirigindo não poderá participar da degustação das bebidas.

Empresa privada: contratar um tour personalizado com uma empresa que te levará até seus pontos de interesses e te levará de volta para o seu hotel no final do dia com todo o conforto e segurança é ideal para aproveitar totalmente o seu tempo e também degustar as bebidas sem a preocupação de como se deslocar pela região. Além disso, o motorista que te guiará terá conhecimento da região e poderá fazer o melhor caminho, passando por lindas paisagens, além de te contar histórias no caminho e te auxiliar com dicas para o seu passeio ser ainda melhor.


BON VOYAGE!

Agora é só se organizar e aproveitar o que a região tem de melhor!

A Elite Turismo, por exemplo, oferece o passeio completo à região e coloca à sua disposição um motorista guia bilíngue para te acompanhar ao longo de todo o passeio e depois te trazer de volta com toda a segurança. A empresa também oferece os ingressos para a visitação das caves e faz inclusive o agendamento do horário e idioma da sua visita. Além disso, você também poderá receber com antecedência as entradas para visitar a torre da Catedral Notre Dame e o Palácio de Tau e ainda terá ótimas dicas dos melhores restaurantes para realizar um belo almoço entre as visitas!

RECEBA AS NOVIDADES!

Preencha o formulário e fique atulizado com as notícias e dicas do Elite Blog, e as novidades e promoções da Elite Turismo.

Contato

Ligando do Brasil

Reserve pelo Whatsapp

+33650174614

+33699661776

Ligando da França

0650174614

0699661776

Ligando da Europa

+33650174614

+33699661776