Elite Blog

FILTRAR AS CATEGORIAS

OS MAJESTOSOS JARDINS DO CASTELO DE VERSALHES

07/06/2017

Assim que falamos em Versalhes, a primeira coisa que vem a nossa mente é o luxuoso palácio, certo? Mas, além do suntuoso castelo, o local guarda outro tesouro a ser explorado pelos seus visitantes: seus magníficos jardins!

Os famosos jardins de Versalhes possuem cerca de 90 hectares e ficam dentro de um parque com aproximadamente 800 hectares no total. São diversos locais que contemplam jardins, parques, fontes, estátuas, rios, pequenas construções e até mesmo uma gruta, repletos de detalhes e cada qual com sua própria personalidade. Além disso, ao longo do ano você poderá inclusive apreciar espetáculos incríveis!

A seguir, você conhecerá um pouco mais sobre a história e os principais destaques do local e poderá planejar o roteiro de sua visita para conhecê-los.


JARDINS FRANCESES

Os Jardins de Versalhes são um belíssimo exemplo do estilo “a la francesa”, que se caracteriza por linhas retas, com simetria e formas geométricas minuciosamente talhadas.

Eles foram criados a pedido de Luís XIV que os considerava tão importantes quando o palácio e queria que eles impressionassem os visitantes e estivessem à altura da majestosa construção e luxo do castelo.

Transformar o terreno pantanoso na bela obra de arte que conhecemos atualmente foi uma tarefa monumental. O trabalho durou cerca de 40 anos para ser finalizado e foi iniciado em 1661 por André Le Nôtre, que contou ainda com Jean-Baptiste Colbert (o gerente do projeto), Charles Le Brun (o responsável pelo desenho de várias fontes e estátuas), Jules Hardouin-Mansart (o arquiteto e construtor da Orangerie) e milhares de homens. Além da participação do rei, é claro, que fazia questão de verificar pessoalmente cada um dos detalhes e não poupava esforços - e principalmente recursos - para a construção da obra.

Em dezembro de 1999, um forte vendaval devastou um grande número de árvores (mais de 10.000) que foram arrancadas e danificadas. Por isso, foi necessário um projeto de revitalização (finalizado em 2010) para replantar e restaurar estas espécies de forma a preservar suas características da época de Luís XIV.

Durante a sua visita, você poderá observar a bela composição formada pelos canteiros minunciosamente desenhados, as flores que embelezam a paisagem, as árvores em formato de cones e podadas com perfeição para terem todas exatamente o mesmo tamanho. Complementando a paisagem, temos espelhos d’água, lagos, fontes, labirintos, bosques e estátuas.

Veja abaixo as principais atrações:

A Orangerie

Um espaço dedicado para a exposição de mais de 1.000 árvores frutíferas em caixas, incluindo laranjeiras, limoeiros, entre outras. Algumas das espécies possuem mais de 200 anos de idade e são provenientes de países como Portugal, Espanha e Itália. No final do outono, elas são recolhidas e armazenadas dentro do castelo para serem protegidas do frio que se aproxima e bem preservadas.

Observação: É acessível somente em visita guiada.

 A fonte de Latone

Esta bela fonte representa Latone (conhecida como Leto na mitologia grega), a deusa do anoitecer, mãe de Apolo e Diana (conhecida como Ártemis na mitologia grega), protegendo seus filhos dos insultos dos camponeses e pedindo ajuda para Júpiter que, após ouvir suas súplicas, transforma os agressores em sapos e lagartos.

A fonte de Apolo

Esculpida por Jean-Baptiste Tuby entre 1668 e 1670, representa Apolo, o deus do sol, emergindo das águas com a carruagem sendo puxada por cavalos e seres marinhos mitológicos.

A fonte de Netuno

Em homenagem a Netuno (o deus dos mares), foi construída entre os anos de 1679 e 1682. Esta grandiosa fonte possui impressionantes 99 jatos de água.

Bosque do Salão de Baile

Uma das últimas áreas construídas no jardim (entre 1680 e 1685), foi concebida como um anfiteatro ao ar livre com uma pista para dança (retirada posteriormente), tendo como destaque a criação de uma grande cachoeira com oito níveis, elaborada com rampas de mármore e decorada com conchas, juntamente com pedestais altos e vasos de chumbo dourados.

Bosque das colunas

Construído em 1685 por Jules Hardouin-Mansart, consiste em 32 colunas esculpidas em mármore ligadas por arcos decorados com cupidos. Em baixo de cada arco, situa-se uma fonte e em cima jarros. Ao centro, encontra-se uma estátua de François Girardon intitulada “L’Enlèvement de Proserpine par Pluton” que representa o momento em que Proserpina é raptada por Plutão para torna-la sua esposa.

A fonte do Bosque Enceladus

Esta fonte foi esculpida em chumbo por Gaspard Marsy entre os anos de 1675 e 1677 e representa a guerra dos gigantes contra os deuses do Olimpo. Retrata um Enceladus (este nome vem da mitologia grega e significa gigante) semi-enterrado sob uma pilha de rochas, lutando para sobreviver. O jato de água que jorra de sua boca representa um grito de sofrimento.

O Grande Canal

É um dos maiores projetos no jardim, levou 11 anos para ser construído e consiste em um espaço aquático em forma de cruz com mais de 1.600 metros de comprimento. No passado, ele foi utilizado para batalhas e desfiles navais. Além disso, a realeza também o utilizava para desfrutar de relaxantes passeios em gôndolas e, nos invernos, o canal era utilizado como pista de patinação. Atualmente, entre março e outubro, você pode alugar um barquinho para realizar um passeio por ele e apreciar ainda mais de perto sua beleza.

O parque

O parque de Versalhes é um lugar perfeito para relaxar, descansar, apreciar a natureza, andar de bicicleta (é possível alugar no local) ou mesmo fazer um piquenique. Ele pode ser acessado por quatro entradas de pedestres ou uma de veículos e é gratuito.

Também é possível acessar os Trianons a partir dele.

O Grand Trianon

Servia como uma segunda residência para o rei Luís XIV, um lugar para que ele pudesse fugir das formalidades da corte e pudesse se encontrar com a Madame Montespan, sua amante.

O Petit Trianon e os domínios de Maria Antonieta

Local que servia como um refúgio para a rainha Maria Antonieta, de forma que ela pudesse desfrutar de uma vida simples como uma pessoa comum.

JARDINS INGLESES

Fazem parte dos domínios do Petit Trianon e foram criados a pedido de Maria Antonieta em 1774. Possem uma aparência rústica de bosque, bem ao natural, preservando as características da própria natureza. Os principais destaques do local são:

Templo do amor

Construído entre 1777 e 1778, consiste em uma espécie de coreto em estilo clássico, localizado sobre uma plataforma elevada com 12 colunas coríntias que sustentam uma cúpula adornada com rosetas esculpidas. No centro, encontra-se uma estátua intitulada “Bouchardon”, "l'Amour se taillant un arc dans la massue d'Hercule" (O Amor talha um arco no bordão de Hércules) que representa o arco de Eros que foi talhado utilizando o bastão de madeira que ele havia roubado de Hércules.

O Belvedere

Esta pequena construção foi concluída em 1781 e está localizada em cima de um monte com vista para o lago. Em forma octogonal, possui esculturas em baixo relevo que representam as quatro estações, além de quatro portas que se abrem para um interior ricamente decorado com pinturas nas paredes e no teto e o chão em mármore. Era utilizada como sala de estar e música pela rainha durante o verão.

A gruta

Consiste em uma pequena caverna entalhada em uma pedra e foi concluída em 1782. Em um dos lados, é possível acessar o local por uma escada escondida, permitindo sua ocupação sem que se perceba pelo lado de fora (na época, o propósito desta passagem secreta levantou muitos rumores). Do outro lado, uma cachoeira cai por baixo da superfície da pedra.

TRANSPORTE

Para conhecer os jardins, o parque e os Trianons, é possível alugar um pequeno carro elétrico ou utilizar o trenzinho circular (imagem acima), que realiza diversas paradas nos principais pontos do jardim - você pode subir e descer várias vezes durante o percurso ou fazer o caminho todo direto, sem parar. E claro que também é possível fazer o todo passeio a pé, basta se preparar para uma longa caminhada.

ESPETÁCULOS

Alguns eventos e espetáculos são realizados no local ao longo do ano. Dentre eles, os mais famosos e procurados são:

Festival de Águas Mágicas: é realizado em alguns dias específicos de abril a outubro e consiste em um espetáculo com as fontes “dançando” ao som de música clássica. Nos dias do show, o valor do ingresso custa 9,50 euros a mais para que você possa apreciá-lo.

Festival das Águas Mágicas Noturno: é realizado aos sábados dos meses de junho a setembro e consiste em um espetáculo de luzes, cores e música ao cair da noite (início às 20h30), com as águas “dançando” ao som de música clássica e acompanhado de uma incrível queima de fogos no final. Este show tem a venda de ingressos à parte e custa 26 euros.

Agora que você já sabe de todos os encantos presentes no local, pode preparar melhor sua visita para poder apreciar o interior do castelo e também todo o seu majestoso entorno!

VENHA VIVENCIAR ESTE SONHO COM A ELITE TURISMO!

Nosso motorista guia bilíngue (português – francês) te conduzirá a partir do seu hotel em Paris até o castelo com toda segurança e conforto e poderá fornecer detalhes importantes e muito interessantes sobre a história do local. Além disso, você poderá contar com uma assessoria para a compra antecipada dos ingressos e do áudio-guia - disponível em português. Assim, você evitará as enormes filas e poderá aproveitar todo o seu tempo para apreciar cada um dos detalhes ao longo da visita a este magnífico monumento!

INFORMAÇÕES GERAIS

Endereço: Place d'Armes, 78000 Versailles, França

Horário de funcionamento:

- Baixa temporada (01/11 a 31/03)

• Palácio: aberto de terça a domingo, das 9h às 17h30.

• Trianon e Domínio de Maria Antonieta: abertos de terça a domingo, das 12h às 17h30.

• Jardins: abertos todos os dias, das 8h às 18h.

- Alta temporada (01/04 a 31/10)

• Palácio: aberto de terça a domingo (exceto 01 de maio), das 9h às 18h30.

• Trianon e Domínio de Maria Antonieta: abertos de terça a domingo, das 12h às 18h30.

• Jardins: abertos todos os dias, das 7h às 20h30 (aos sábados e em alguns dias específicos fecham às 17h30 para a realização dos shows noturnos).

RECEBA AS NOVIDADES!

Preencha o formulário e fique atulizado com as notícias e dicas do Elite Blog, e as novidades e promoções da Elite Turismo.

Contato

Ligando do Brasil

Reserve pelo Whatsapp

+33650174614

+33699661776

Ligando da França

0650174614

0699661776

Ligando da Europa

+33650174614

+33699661776