Elite Blog

FILTRAR AS CATEGORIAS

DIJON, UMA RELÍQUIA NO CORAÇÃO DA BORGONHA!

08/01/2018

Dijon é a capital da Borgonha e foi um poderoso ducado no fim da Idade Média. Por isso, o local abriga uma encantadora herança: um patrimônio arquitetural e cultural único, maravilhosamente conservado, com mais de cem edifícios construídos por famílias burguesas e parlamentares entre o século XV até a época da Revolução.

Considerada como Cidade de Arte e História desde 2008, Dijon é a união perfeita entre arquitetura, história, cultura, vinhos, gastronomia, arte e qualidade de vida. Venha agora conosco conhecer um pouco mais sobre alguns de seus encantos!


MERCADOS

Os mercados em Dijon são incríveis. Repletos de produtos frescos, únicos e com aromas espetaculares. Neles você encontrará grande variedade de frutos do mar, frutas e especiarias.

Alguns mercados possuem inclusive um bar, onde é possível degustar diversas especialidades da região acompanhadas de uma bela taça de vinho.


MOSTARDA

A cidade de Dijon é produtora de uma famosa mostarda, uma receita feita a partir de grãos de mostarda, vinagre, sal e ácido cítrico, com sabor mais acentuado e muito utilizada na culinária francesa.

A mostarda de Dijon costuma ser bastante utilizada no acompanhamento de carnes e na composição da maionese.


VINHOS

A capital da Borgonha funciona como porta de entrada para a rota dos vinhos da região e produz dos mais apreciados e famosos vinhos do mundo, além do licor de cassis, uma bebida bastante tradicional da região.

Ao sul de Dijon está a estrada N74, com as duas áreas vinícolas mais importantes da Borgonha: Côte de Nuits e Côte Beaune. Em Côte Nuits você encontrará vinhos marcantes e elegantes produzidos a partir da uva Pinot Noir. Já em Côte de Beaune terá o prazer de conhecer os mais famosos vinhedos da uva do tipo Chardonnay. Um prazer para observar e degustar!


PERCURSO DA CORUJA

Para conhecer a região, um passeio muito interessante de se fazer é o "Percurso da Coruja", que passa por 22 pontos turísticos da cidade, abrangendo ruelas construídas pelos duques, construções medievais e antigos hotéis construídos nos séculos XVII e XVIII.

O posto de atendimento ao turismo oferece o roteiro em um mapa. Basta seguir as flechas com as indicações com desenhos de coruja. É uma maneira simples e muito divertida de conhecer a região!


CATEDRAL NOTRE DAME DE DIJON


A Notre Dame de Dijon é uma construção incrível, considerada como uma verdadeira jóia da arquitetura gótica do século XIII e localizada no coração do antigo centro preservado da cidade.

Em sua fachada, podemos observar 51 gárgulas representando homens, monstros e animais:


No alto da Catedral, podemos avistar o famoso relógio Jacquemart, com dois bonecos metálicos, Jacquemart e Jacqueline, que utilizam um martelo para soar as horas. Os personagens menores são seus filhos, que tocam seus sininhos.

Notre Dame de Dijon foi classificada como Monumento Histórico na lista de 1840. A capela da Assunção, a sacristia e a galeria que faz a ligação entre elas foram listadas como Monumentos Históricos desde 5 de Julho de 2002. Ou seja: você precisa reservar um horário para esta visita!


PALÁCIO DES DUCS E DES ETATS DE BOURGOGNE

A maior parte dos monumentos mais famosos de Dijon se concentram no centro da cidade, em torno do Palácio da Justiça e do Palácio des Ducs e des Etats de Bourgogne, considerada como a construção mais importante da cidade.

O palácio hoje é a sede da Prefeitura de Dijon, mas até 1.477 foi residência dos Ducs e, em seguida, do rei e seus governadores. Posteriormente o local se tornou sede das Assembleias dos Estados da Borgonha e, logo após, sede da escola de belas artes.


COMO IR DE PARIS ATÉ DIJON?

- Trem: você pode fazer a viagem de trem em um percurso de aproximadamente 1 hora e meia de duração – sem muito conforto e possibilidade de parada para apreciar o entorno, mas de forma mais rápida.


- Carro: com um automóvel o trajeto é mais demorado, leva pouco mais de três horas, mas em compensação você pode apreciar e fotografar paisagens belíssimas de Borgonha ao longo do percurso.


- Ônibus: por fim, você também tem a opção de ir de ônibus, mas se prepare, pois a viagem é longa: aproximadamente quatro horas e meia para chegar ao destino.


DIJON ESTÁ À SUA ESPERA!

Ficou encantado por Dijon, não é mesmo? Então venha conhecer essa cidade histórica surpreendente com a Elite Turismo! Colocamos à sua disposição profissionais experientes e altamente qualificados, com carro particular e motorista guia bilíngue (português – francês) para você e seus acompanhantes realizarem seus passeios pela região com conforto, segurança e tranquilidade!

RECEBA AS NOVIDADES!

Preencha o formulário e fique atulizado com as notícias e dicas do Elite Blog, e as novidades e promoções da Elite Turismo.

Contato

Ligando do Brasil

Reserve pelo Whatsapp

+33650174614

+33699661776

Ligando da França

0650174614

0699661776

Ligando da Europa

+33650174614

+33699661776