Elite Blog

FILTRAR AS CATEGORIAS

A ESPETACULAR E SURPREENDENTE NORMANDIA

01/08/2019

A Normandia é uma região histórica localizada no noroeste da França. Este nome, Normandia, significa “Homens do Norte”, pois faz referência ao conquistador Viking Rollo. No ano de 911, Rollo fez um acordo com o imperador Carlos Magno, no qual ele se comprometia em proteger Paris dos ataques piratas e em troca receberia esta parte da França para erguer seu reino.

Com uma costa de 600 km de extensão no total, a Normandia é repleta de natureza e de paisagens rurais. Se você está em busca de paisagens exuberantes, esta é a região ideal! Com seus castelos medievais, campos de trigo, plantações de peras e vilas bucólicas, você ficará deslumbrado e poderá registrar imagens espetaculares! Além disso, a região conta com diversos exemplares da arte impressionista (esta região serviu de inspiração para grandes pintores como Claude Monet e Paul Gauguin, por exemplo) e oferece ainda uma excelente gastronomia.

Confira a seguir mais detalhes sobre esta surpreendente região e suas belezas naturais que merecem ser apreciadas em uma visita à França!


HISTÓRIA

A região foi marcada por dois grandes acontecimentos históricos: a Batalha da Normandia, que ficou conhecida como o “Dia D” e a Guerras dos Cem Anos

A Batalha da Normandia

No dia 06 de junho de 1944, durante a Segunda Guerra Mundial, a região foi palco da Batalha da Normandia, que ficou conhecida como o “Dia D” e marcou o desembarque das tropas aliadas lideradas pelos EUA nas praias da região. Neste dia, o território francês que estava ocupado pelos nazistas recebeu mais de 1 milhão de soldados que chegaram por meio de um ataque anfíbio – usando tanto bombardeios navais quanto aéreos, além de paraquedistas - o fator surpresa que foi um dos elementos que tornou a ação vitoriosa.

Esta batalha foi oficialmente chamada de Operação Overlord e teve grande importância para as Forças Aliadas, pois marcou o início da vitória sobre os nazistas.

Se você gosta de filmes e deseja saber mais sobre este evento histórico para a região da Normandia, você pode assistir ao filme “O Resgate do Soldado Ryan”, uma produção de Steven Spielberg, com personagem principal interpretado por Tom Hanks, que retrata exatamente o desembarque das tropas aliadas na praia de Omaha, no Dia D.

A Guerra dos Cem Anos

Este conflito foi um dos maiores da idade média. Envolveu duas grandes potências da Europa, a França e a Inglaterra, e durou mais de um século, apesar do seu nome – de 1.337 a 1.453.

Na verdade a guerra não foi ininterrupta, mas sim uma série de disputas entre os dois países que resultaram em inúmeras batalhas. O motivo que levou ao início dos conflitos em 1337 era, resumidamente, a busca dos povos por poder (pelo trono) e por terras.

Por volta do ano 1.420, franceses comandados pelo rei Carlos VII e com exércitos organizados expulsaram os ingleses da região da Normandia, da Guiana e da Gasconha.

A cidade francesa de Castillon foi palco de uma famosa batalha em 1453, considerada pelos historiadores como o final desta longa guerra.


PRINCIPAIS CIDADES

Étretat

Com suas magníficas falésias de calcário, Étretat é passagem obrigatória! O local atraiu diversos artistas e escritores que foram em busca de inspiração – por exemplo, os escritores Victor Hugo e André Gide e os pintores impressionistas Boudin, Pissaro e Monet.

Étretat é um lugar único, majestoso e emocionante. A cidade já foi um vilarejo de pescadores e foi transformada no século XIX na estação balneária que podemos visitar hoje.

Giverny

Esta é uma pequena vila bastante conhecida, pois foi lá que o pintor Claude Monet, o grande nome do impressionismo, morou e pintou no local por 43 anos, entre 1883 até sua morte, em 1926. Na cidade é possível visitar a casa e os famosos jardins de Monet, criados por ele próprio e retratados em suas inúmeras obras de arte.

Visitar Giverny é como entrar em uma obra de arte!

Honfleur

Esta é uma pequena cidade bem próxima à região do Canal da Mancha – onde hoje temos o Eurotúnel, ligando Paris a Londres - que encanta por suas ruas estreitas e charmosas.

Honfleur tem mais de 1.500 anos de uma histórica rica em arte. Suas pequenas ruas e casas centenárias de madeira e coloridas foram registradas em inúmeras telas de grandes artistas impressionistas, tais como, Boudin e Monet. Seu porto também é uma das principais atrações.

Em poucas horas, você consegue realizar um passeio por toda a cidade e conhecer seus principais pontos turísticos.

Lisieux

Lisieux é uma pequena cidade medieval, um dos lugares religiosos mais conhecidos da França graças a Santa Teresa (Teresinha). Teresa Martin foi canonizada como Santa Teresinha do Menino Jesus e morou em Lisieux em 1925. Sua casa é aberta para visitação, onde é possível encontrar seus pertences – como roupas e brinquedos - intactos.

Depois de Joana D’Arc, Santa Teresinha é a segunda padroeira mais importante da França e em sua homenagem foi construído o maior santuário religioso da Normandia, a Basílica Santa Teresinha – também considerado com um dos mais imponentes santuários da Europa no século 20.

Monte Saint Michel

Este é um dos destinos mais famosos e procurados na Normandia – e não é à toa! Seja qual for o horário do dia, a paisagem é majestosa, de tirar o fôlego! Além disso, a força incontrolável da natureza com o show das marés é um espetáculo incrível!

O Monte Saint Michel é um ilhote rochoso onde se encontra uma abadia beneditina construída a partir do ano de 708 e um santuário em homenagem ao arcanjo São Miguel. É o único local da Normandia que sobreviveu aos ataques ingleses durante a Guerra dos Cem Anos: o monte se manteve intacto ao longo de todas as tentativas dos ingleses de tomá-lo. Por isso, o local se tornou um grande símbolo da identidade nacional francesa.

Patrimônio Mundial da Unesco desde 1979, este é um local com história e arquitetura impressionantes

Rouen

Rouen é a capital da Normandia. A cidade sofreu com os ataques alemães durante a Segunda Guerra Mundial e todo o seu centro foi destruído. Mas, felizmente, 2 mil casas de madeira ficaram imunes aos bombardeios e hoje embelezam a cidade. Elas são um símbolo local, que compõem um rico tesouro arquitetônico, um dos mais valiosos da Europa.

Além das atrações históricas, Rouen também tem seu lado moderno. Banhada pelo rio Sena, a cidade oferece bons passeios de barco, uma ótima e romântica maneira de conhecer o local!

São vários os locais para visitar na Normandia, cada qual com seu encanto. Portanto, se você está planejando uma viagem à França, precisa incluir a região imediatamente nos seus passeios!

VENHA EXPLORAR A NORMANDIA COM A ELITE TURISMO!

A Elite Turismo te leva para conhecer as belezas da Normandia. Elaboramos um roteiro exclusivo para você e seus acompanhantes aproveitarem o melhor que a região tem a oferecer, de acordo com suas preferências!

Nosso motorista guia bilíngue (português – francês) estará à sua disposição para realizar as visitas que vocês desejarem e poderá ainda fornecer informações ricas sobre a história dos lugares e dicas incríveis de passeios e restaurantes, por exemplo.

Entre em contato conosco e vamos juntos planejar a viagem dos seus sonhos!

RECEBA AS NOVIDADES!

Preencha o formulário e fique atulizado com as notícias e dicas do Elite Blog, e as novidades e promoções da Elite Turismo.

Contato

Ligando do Brasil

Reserve pelo Whatsapp

+33650174614

+33699661776

Ligando da França

0650174614

0699661776

Ligando da Europa

+33650174614

+33699661776