O SURPREENDENTE CASTELO DE CHEVERNY

O Castelo de Cheverny (ou Château de Cheverny, em francês) fica no Vale do Loire, em Sologne, na comuna de Cheverny, 200 km ao sul de Paris. É um dos palácios mais nobres da região, próximo ao Castelo de Blois e o de Chambord.

Cheverny foi construído com um estilo clássico homogéneo e permaneceu sempre como propriedade privada, conservando seu mobiliário e decoração do século XVII. É feito de “pedra de Bourré”, que tem a particularidade de se embranquecer e endurecer com o passar dos anos, o que confere à sua fachada um tom branco bem característico.

Fica localizado em um grande parque, com um vasto campo, jardins e belos arvoredos e possui dois andares que comportam vários quartos e ambientes.

O castelo serviu de modelo e inspiração ao Hergé, famoso desenhista belga conhecido pelas Aventuras de Tintim – existe, inclusive, um espaço no castelo dedicado ao desenho.

Venha conhecer um pouco mais sobre a rica história e os detalhes deste magnífico castelo!

 

A HISTÓRIA

Castelo de Cheverny - História

As terras do castelo foram compradas pelo Conde de Cheverny, Henri Hurault, que era Tenente General dos Exércitos do Rei de França e Tesoureiro Militar do Rei Luís XI – o atual proprietário, o Marquês de Vibraye, é seu descendente.

A Coroa acabou se apropriando do Castelo após algumas denúncias de fraude. Então, o Rei Henrique II o doou à sua amante, Diane de Poitiers. Mas, a mulher preferia o Château de Chenonceau e acabou vendendo a propriedade para Philippe Hurault,filho do primeiro proprietário, que construiu o palácio entre os anos de 1624 e 1630.

A construção do castelo de Cheverny foi confiada ao arquiteto Jacques Bougier, conhecido como “Boyer de Blois”, pois havia assistido a construção do Château de Blois. A decoração foi finalizada pela Marquesa de Montglas, filha de Henri Hurault e de Marguerite, por volta do ano de 1650. Ela contou com a ajuda do escultor e marceneiro Hevras Hammerber e do pintor Jean Mosnier, ambos vindos de Blois.

Ao longo dos 150 anos seguintes, muitos proprietários passaram pelo palácio e foram realizados grandes trabalhos de renovação em 1765. No ano de 1824 o Château volta a ser comprado pela família Hurault.

A partir de 1914, proprietário decidiu abrir o palácio para visitação do público. Seu magnífico interior e a coleção de objetos de arte e tapeçarias impressionam os visitantes.
A família continua morando no Château, em uma ala à qual o público não tem acesso.

O INTERIOR DO CASTELO DE CHEVERNY

Interior do Castelo de Cheverny

Este magnífico castelo, construído no século XVII, é conhecido não apenas por sua elegância externa, mas também por sua riqueza de detalhes e história contida em seu interior deslumbrante.

Ao cruzar a imponente fachada do Castelo de Cheverny, você será transportado para um universo de opulência e requinte. As paredes revestidas de painéis de madeira ricamente entalhados e os lustres suntuosos pendentes do teto alto atestam a grandiosidade deste espaço.

A grandiosa entrada conduz a uma série de salões meticulosamente decorados, cada um contando uma história da aristocracia francesa.

A sala de jantar do Castelo de Cheverny, por exemplo, é um testemunho da sofisticação e do requinte das refeições aristocráticas. A mesa impecavelmente posta, adornada com louças finas e talheres de prata, evoca a época em que os banquetes eram uma exibição de status e poder.

Sala de Jantar - Castelo de Cheverny

Já os aposentos privados do Castelo de Cheverny revelam um lado mais íntimo da vida dos nobres. Quartos elegantemente decorados com mobiliário luxuoso, tecidos ricamente trabalhados e os detalhes cuidadosamente selecionados, cada um com um estilo distinto, retratam um estilo de vida de luxo e conforto.

Além disso, uma visita ao Castelo de Cheverny não estaria completa sem uma exploração da sua biblioteca. Este é um dos tesouros escondidos do castelo, onde estantes de madeira escurecida abrigam uma coleção impressionante de livros e manuscritos antigos. A sensação de imersão entre as estantes, cercado pela riqueza do conhecimento acumulado ao longo dos séculos, é verdadeiramente única. A biblioteca é um testemunho do valor atribuído à educação e à cultura pelos proprietários do castelo.

Além desses cômodos, o Castelo de Cheverny possui muitos outros. Cada cantinho é rico em detalhes e história, até mesmo a escadaria que conduz aos apartamentos. Ela é feita de pedra, em estilo clássico e elevação direita e ao contrário de muitos outros castelos que costumam ostentar escadas caracóis – e toda decorada com esculturas campestres e motivos guerreiros como símbolos de arte.

Prepare seus olhos e câmera para registrar no interior deste palácio memórias incríveis!

 PARQUE E JARDINS

Parque e Jardim Castelo de Cheverny

O espaço que compreende o parque e os jardins em torno do Château do Cheverny possui quase 100 hectares. Aqui, você encontrará um jardim ao estilo francês, um ao inglês, uma orangerie do século XVIII (estrutura de jardim originária do Renascimento italiano), uma sala dos troféus com 2.000 chifres de veado e os famosos canis com sua centena de cães de caça.

Para que você possa admirar a paisagem com tranquilidade sem se cansar muito ou perder algum detalhe, é possível passear pela área de carrinho de golfe ou até mesmo de barco, pelo canal que cerca o castelo.

Nos fundos dos jardins, você ainda pode aproveitar para tomar um suco ou um sorvete no Café de Orangerie, com um ambiente campestre.

 

CÃES DE CAÇA DE CHEVERNY

Castelo de Cheverny - Cães de Caça

O Castelo de Cheverny é bastante conhecido por sua matilha de cães muito bem educada e treinada, que participam regularmente de elegantes caçadas de veados realizadas a cavalo duas vezes por semana, de outubro a março.

O canil possui mais de 100 cães de caça. É possível acompanhar os animais sendo alimentados: o que é uma atração para o público! Os animais são tão bem treinados que não avançam sobre a comida até receber ordens. A alimentação acontece às 17h e é aberta para observação do público no período de 1 de abril a 15 de setembro.

 

 O CASTELO DO TINTIM

O castelo que inspirou o criador do desenho animado Aventuras de Tintim não poderia deixar de homenagear o personagem. Nesta área de 700m², a influência e a brincadeira são visíveis já a partir da entrada para a compra dos ingressos. Aqui também você encontra uma lojinha de souvenirs, com artigos que remetem ao castelo, a Cavaleiros e Princesas e, é claro, muita coisa do Tintim!

 

 Venha conhecer este e outros belíssimos castelos do Vale do Loire com a Elite Turismo!

Oferecemos um passeio completo aos palácios da região, em um roteiro personalizado, de acordo com suas preferências.

Com nosso motorista, você fará um passeio seguro e com todo o conforto, segurança e flexibilidade e ainda receberá informações detalhadas dos locais visitados.

Nós e os mais de 300 castelos da região estamos te esperando!

 

Deixei seu comentário

Aceitamos as formas de pagamento